sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Comunidade de Entorno

      O Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim localiza-se no Centro da cidade de Macaúbas. Entretanto a maior parte de sues alunos é proveniente da zona rural, exceto no noturno. Os alunos chegam à escola em ônibus, muitos dos quais em condições de conservação precária. No geral, o município é bem servido de água potável (em grande parte mineral), as estradas, mesmo de terra, são bem conservadas. O índice de violência em todo o município não é grande e o acesso à saúde é regular: há vários PSF e o Hospital Dr. Antenor Alves da Silva com algumas especialidades médicas; os portadores de deficiência renal têm transporte regular e gratuito para Brumado onde são submetidos a sessões de hemodiálise.

     Em linhas gerais, a comunidade macaubense pode ser caracterizada como tradicionalista, pois há uma preocupação explícita de muitos setores da sociedade em se preservar certos aspectos da cultura local. Há o predomínio da Igreja Católica em vários aspectos também da vida social, como por exemplo: os sinos da Matriz têm uma linguagem própria entendida pela população; seu relógio marca o tempo a cada meia-hora; o número de casamentos eclesiásticos é o maior da diocese de Caetité, a que a paróquia de N. Senhora da Conceição está ligada; o comércio vende mais a cada primeira sexta-feira do mês graças ao grande número de devotos do Coração de Jesus que vêm praticar suas devoções.

     A existência de entidades como Fundação Cultural Prof. Mota, Filarmônica N. Senhora da Imaculada Conceição, Comissão Macaubense de Folclore, Associação de Artistas Plásticos de Macaúbas ilustra a dinâmica cultural da cidade de Macaúbas e a preocupação com a preservação das tradições.
Início da procissão da Padroeira.

Praça da Matriz ornamentada para o Natal.

Filarmônica N. Senhora da Imaculada Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário