domingo, 5 de setembro de 2010

Escudo




      O escudo do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim, aprovado em Assembléia o dia 28/05/2009, foi idealizado pelo Professor Alan José Alcântara de Figueiredo e brasonado definitivamente pelo designer Sérgio Luís Cardoso Amaral.



     O formato é o do escudo suíço, terciado, cujos campos são vermelho, branco – respectivamente as porções direita e esquerda – e azul, a superior, cuja dor divide os dois campos acima descritos. As três cores são as mesmas adotadas nas bandeiras da Bahia, de Macaúbas e da própria escola, esta aprovada no décimo aniversário da unidade, transcorrido em 1970.



     No campo vermelho, na vertical, estão as iniciais da instituição – CTEPBP – em amarelo, símbolo da longevidade, uma vez que a escola, ao ser transformada em Centro de Educação Profissional prepara-se para comemorar seu cinqüentenário. No campo branco, em verde, a palmeira macaúba, que deu nome ao município onde se situa o Centro; o verde simboliza os bons serviços prestados e a esperança de poder continuar sendo um marco na formação da juventude da região da Bacia do Paramirim. Finalmente, no campo azul, que lembra o Paramirim irrigando com suas águas esta porção do sertão baiano, está a lâmpada do saber, que contrasta com as trevas da ignorância. Sob o escudo, um listel azul, como o das Armas da República, em cujo centro está gravado “Macaúbas – Bahia” , na ponta direita “18 de abril” e, na esquera, “de 1960”. Esta data é a da instalação do antigo “Ginásio Estadual de Macaúbas” que cresceu e se transformou no “Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário