segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Homenagem ao Professor Ático Mota no desfile de 7 de Setembro

Professor Doutor Ático Mota: arauto da LIBERDADE pela EDUCAÇÃO 
7 de Setembro de 2017
 A muitos pode parecer paradoxal comemorar a data nacional brasileira – 7 de Setembro – num momento de crise generalizada para o País. Mas partindo do princípio de que PÁTRIA é o conjunto de todos os brasileiros – heróis e anônimos, vivos e defuntos – , de toda a história, da cultura acadêmica ou popular, o CETEP da Bacia do Paramirim entendeu ser necessário manter sua tradição de desfiles cívico-alegóricos, até mesmo para propor um tema que ajudará as novas gerações a compreenderem que a renovação do Brasil passa por sua mão, via escola. A homenagem deste ano vai para um ilustre brasileiro que cresceu sorvendo a cultura da Terra Bendita e para cá voltou após tornar-se conhecido nos grandes círculos culturais nacionais e internacionais; trata-se do Professor Doutor Ático Frota Vilas-Boas da Mota: um homem de grande cultura que tudo conquistou por esforço próprio, dedicando-se diuturnamente ao estudo. Ele é a prova viva de sua pregação em prol da educação como emancipadora do homem.
 Neste 7 de Setembro de 2017, somos convidados a ir às ruas e praças prestigiar a nossa memória nacional na pessoa do Professor Ático Mota, cuja história será resumida na organização a seguir descrita.
1 – Comissão abre-alas: sete garotas com as iniciais da unidade escolar, trajando vestes gregas, já que a Grécia é o berço da cultura ocidental.
2 - Carro abre-alas, intitulado A Educação guiando o povo, numa interface com a tela de Delacroix. A Educação foi personificada em traje da deusa grega Palas Atena e empunha o Pavilhão Nacional. Ela eleva-se num pedestal de quatro faces e dois níveis, nos quais destacam-se elementos característicos de várias áreas do saber humano.
3 – Quartanistas do CETEP: os concluintes dos Cursos Técnicos em Administração, Vendas e Secretariado conduzem a bandeira da instituição.
4 – Colégio Estadual Cônego Firmino Soares: nessa escola, o Professor Ático Mota concluiu o Curso Primário em 1942.
5 – Áreas de estudo do Professor Ático Mota: foram destacados três campos de estudo desse polígrafo, a seguir descritas:
5.1 – Folclore, representado pela quadrilha junina. O seu interesse pelo Folclore levou-o a participar, com êxito, de vários concursos monográficos. Foi Presidente da Comissão Nacional de Folclore entre 1992 e 1999, quando reeditou a Carta do Folclore Brasileiro, fruto do VIII Congresso Brasileiro de Folclore, realizado em Salvador, em dezembro de 1995.
5.2 – Ciganos: em 1982 publicou o opúsculo Contribuição à História da Ciganologia no Brasil e, em 2004, publicou o alentado volume Ciganos: antologia de ensaios.
5.3 – Romênia: esse país da Europa Oriental foi sua segunda pátria: Corneliu Medvedov chamou-o de “o maior romeno dos brasileiros”. Sempre que falava da Romênia deixava três lembretes: o único país que não conheceu a escravidão e que não fez guerra de conquista e que o mundo deve a facilidade da caneta esferográfica a um romeno. O país carpático será representado por um trio com vestes típicas portando sua bandeira nacional e um carro alegórico simulando o castelo do Conde Vlad, o Conde Drácula cinematográfico.
6 – Legado do Professor Ático Mota para Macaúbas: um mosaico frente x verso ilustra o frontispício da Fundação Cultural Professor José Batista da Mota, por ele em 1972, e do Museu Regional de Macaúbas, principal órgão da Fundação. Ambos constituem um recorte da arquitetura da velha Praça da Matriz.
7 – Alguns livros do Professor Ático Mota.
8 – Cursinho Municipal Professor Ático Vilas-Boas da Mota .
9 – Carro alegórico final: retratando o jardim e alpendre da Casa do Professor Ático, sempre aberta aos amigos.
 Observações: 
Entre as alas acima descritas serão intercalados pelotões uniformizados com o Pavilhão Nacional e poemas do Professor Ático.
A Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Fanfarra do Colégio Municipal Selma Nunes contribuirão com a harmonia e ritmo do desfile.
 Agradecimentos:
Prefeitura Municipal de Macaúbas
Secretaria Municipal de Educação de Macaúbas
Colégio Municipal Selma Nunes
Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Colégio Estadual Cônego Firmino Soares
Senhor Eduardo Cambuí Figueiredo Júnior
Senhor Nailor Leite do Amaral
Senhor José Custódio Leite do Amaral
Professores, Funcionários e Estudantes do CETEP da Bacia do Paramirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário